terça-feira, 27 de setembro de 2016

A libertadores vai mudar o formato e daí?



E daí nada! pelo menos para o futebol brasileiro. Vai é complicar mais estendendo a competição de fevereiro à novembro, no já complicado calendário brasileiro. Como os times farão para disputar ao mesmo tempo o brasileirão, a Copa do Brasil, e os campeonatos estaduais? e ainda tem as Ligas regionais. Dizem que o intento é  fazer os times se resguardarem e darem um jeito de não perder seus principais jogadores nas janelas de negociação estrangeira, já que a principal competição do Continente será jogada quase durante o anto todo.  Não acho que isso vá dá certo, quando o empresário do jogador quiser tirar o atleta do time e vender para Europa ou China, vai conseguir de qualquer jeito, já que dificilmente o clube hoje em dia detêm o passe do jogador que é fatiado igual pizza.  Outra modificação é que agora a final é em jogo único em campo pré-definido! Na Europa isso dá certo, pois as distâncias são menores, há livre circulação de cidadãos europeus, as passagens são mais baratas e as linhas abundantes! Na América do Sul esse deslocamento vai complicar muito!
Enfim, a melhora no futebol brasileiro tem que acontecer de baixo para cima, com os times fazendo uma gestão austera, responsável, com planejamento, gastando só o que têm e prometendo para torcida só o que pode! Mas até agora no futebol brasileiro só o flamengo agiu assim, passou dois, três anos sem muito investimento, pagando contas, recebendo pressão da torcida e só esse ano conseguiu deslanchar, e a previsão para os próximos anos é o time se reforçar mais ainda à medida que o dinheiro das contas vai sobrando. Só desse jeito, os times conseguirão segurar os jogadores! pois qual é o jogador que vai querer trocar um time organizado do futebol brasileiro, que tem torcida vibrante, tem vitrine, por um time da China, da Índia ou de pequeno-médio porte da Europa? Ninguém! é o que já se vê hoje em dia, vários jogadores fazendo o que se chama "cavadinha" que é um lobby para jogar no Flamengo. 

Enfim, a libertadores será melhor para os outros países do continente Sul-americano, que têm campeonatos fracos, que a visibilidade é pequena. Por esse motivo é que os times da Argentina e Uruguai se davam melhor na Libertadores nas décadas de 70 e 80, porque se dedicavam plenamente a essa competição, deixando seus proprios nacionais em segundo plano! Coisa que os times brasileiros não faziam, já que o Brasileirão era mais gostoso de se jogar, onde havia muitos craques!

Hoje, não dá, mais para voltar à mentalidade antiga, a Libertadores é sim a principal competição da América e os times brasileiros a priorizam, pois dá acesso e visibilidade para a competição mundial da Fifa! Mesmo assim a saída é austeridade nos departamentos de futebol dos clubes, até porque o nível técnico do futebol brasileiro está ficando fraco até para ganhar a principal competição da América!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários contra a fé cristã não serão aceitos, mesmo que indiretamente!